Facebook
  RSS
  Whatsapp

Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões movimenta cenário audiovisual

Com o objetivo de promover a divulgação e aperfeiçoamento do trabalho audiovisual no Piauí, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões chega a sua décima edição.

 

Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões movimenta cenário audiovisual
 
Com o objetivo de promover a divulgação e aperfeiçoamento do trabalho audiovisual no Piauí, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões chega a sua décima edição movimentando profissionais e estudantes da área. Esse ano, o evento acontece de 4 a 8 de novembro, e deverá reunir cerca de 10 mil pessoas em Floriano, no Piauí. Além de exibições, a cidade terá ainda uma intensa programação paralela que inclui a Feira de Economia Criativa e o 10 Piauí Mix.
 
Contando com a participação de membros de Pontos de Cultura, projetos sociais, produtoras independentes, o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões foi criado pela Escalet Produções Cinematográficas em 2001 com o objetivo de promover o aumento da qualidade das produções audiovisuais no Estado, resgatando fatos que fazem parte do cotidiano nordestino e historias do nosso povo, garantindo de forma profissional a preservação da memória imaterial brasileira.
 
Este ano, a programação contará com atividades diversificadas, desde a exibição de longas-metragens e curtas-metragens ficção, documentário e animação; oficinas, palestras e debates. A Escalet tem atuado na promoção de encontros, oficinas, cursos, seminários e debates sobre o cinema nas principais cidades não apenas do Piauí, mas também de Tocantins, Ceará e Maranhão, formando novos grupos de jovens cineastas que documentam a história da sua comunidade nos mais diversos pontos do país. 
 
Percebendo a necessidade de criar novos espaços onde produtores e artistas possam exibir e discutir suas produções, a Escalet realizou em 2006 o primeiro Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, envolvendo artistas, produtores e comunidade. A ideia amadureceu e em anos seguintes foram realizadas oito novas edições, fortalecendo o movimento e gerando a necessidade de sua continuidade. A presença de artistas consagrados do cinema nacional refletiu a importância do evento e os diretores que tinham filmes concorrendo tiveram a oportunidade de falar sobre suas produções. 
 
O Encontro é pioneiro na região, sendo o único no Piauí, norte do Tocantins, região sul do Maranhão e Ceará. Possui em sua grade de exibições mostras inéditas de filmes exclusivamente produzidos em Pontos de Cultura e Projetos Sociais, que são de grande importância para o cenário artístico nacional. 
 
O Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é um projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e apoio da Secretária de Estado da Cultura e Governo do Piauí.  
 
 
informações: [email protected]

(89)99428-0034 / (89)99978-6996

Redação

Mais de Notícias