Você está navegando em 
Home 
/
 Troféu Cacto de Ouro

TROFÉU CACTO DE OURO

 

A dificuldade cinematográfica no Brasil seja na produção de um festival ou mostra, seja na concepção de uma obra audiovisual se iguala em tudo ao cacto, do grego Κακτος kaktos, a planta é caracterizada por ter grande quantidade de espinhos e se desenvolver geralmente em regiões secas, sobrevivendo a longos períodos sem chuva. No mundo audiovisual também passamos longos períodos de seca – falta de patrocínio – mas os profissionais dessa área adaptaram-se a resistir e a produzir, mesmo em tempos difíceis, gerando flores e frutos tão belos quando as do cacto.

Estando espalhados por todas as regiões do mundo, existem hoje cerca de duas mil espécies catalogadas, trezentos só no Brasil. Habitando em diversos lugares como florestas, encostas de praias, desertos, montanhas. Assim os produtores e artistas de cinema se espalham aos milhares sobrevivendo à duras penas nos mais diferentes territórios, favelas, comunidades, Pontos de Cultura, grandes metrópoles transformando ambientes hostis em berçários de diretores, atores, roteiristas e outros tantos de profissionais que como o cacto, que é formado milagrosamente de 92% de água, são formados de 100% de persistência, competência e talento.

E foi o cacto, essa planta que tanto se enquadra na atmosfera cinematográfica, que o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões escolheu como troféu Cacto de Ouro para se tornar representante de toda essa força que os profissionais da área necessitam ter para sobreviver, brilhando como o reluzente encanto do ouro, tão característico de nossa terra.

Em 2010, o Econtro homegeou em seu prêmio mor, Vancleiton Pereira da Silva, funcionário da produtora Escalet Produções Cinematográficas (realizadora do Encontro) que durante a realização da 4ª edição do evento foi estupidamente retirado de nossa presença, durante um assalto. Com um talento nato para o audiovisual, o garoto de vinte anos que se formou dentro da Produtora, e antes de partir, sem tempo para despedir-se, deixou inúmeros trabalhos, muitos amigos e uma lição de vida que superará ao tempo de vida dos cactos, duzentos anos, pois ela se perpetuará pela eternidade.

Na edição de 2016 o encontro irá oferecer prêmios para os filmes selecionados nas categorias longas e curtas metragem de produtoras independentes e Pontos de Cultura de todo o Brasil.

  •    Av. PI 05, 2747 Bairro Santa Rita  

    (89) 99419 1989  (89) 99984 5455

  • Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões - © 2010 / 2017 - All rights.