Você está navegando em 
Home 
/
 O Festival

Os primeiros Encontros de Cinema e Video dos Sertões teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas em cidades do interior do estado do Piauí, entre setembro 2006 e dezembro de 2008, nas cidades de Redenção do Gurgueia/PI, Picos/PI e São Raimundo Nonato/PI, oferecidas para comunidade em geral e participantes de Pontos de Cultura, programa implantado em 2004 pela Secretaria de Cidadania Cultural - SCC, para fomentar e difundir a cultura brasileira. O entusiasmo da comunidade artística e dos moradores fez com que todos se engajassem num movimento com o objetivo de transformar a iniciativa num evento de caráter oficial. Foi assim que o ESCALET Produções Cinematográficas saiu em defesa dessa idéia e a tornou uma realidade.

A realização do Encontro Nacional de Cinema e Video dos Sertões vem fortalecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, projetando principalmente as produções realizadas a partir de projetos sociais e Pontos de Cultura.

O evento conta com o apoio da Drogarias Globo, São Jorge Supermercado, Hotel Rio Parnaíba, R. Damásio, Credshop, Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), Secretária de Estado de Cultura do Piauí (SECULT), Governo do Estado do Piauí, Lei de Incentivo a Cultura (Lei Ruanet), Banco do Nordeste do Brasil - BNB e Governo Federal. Como realizadora está a Escalet Produções Cinematográficas.

 

ESCALET PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

A Produtora vem trabalhando o audiovisual no estado do Piauí desde 2001, com o objetivo de promover o aumento na qualidade das produções audiovisual no Estado, resgatando fatos que fazem parte do cotidiano nordestino e historias do nosso povo, garantindo de forma profissional a preservação da memória imaterial brasileira. Promovem oficinas, cursos, workshop, seminários e debates sobre cinema. Formando novos grupos de jovens cineastas que documentam as histórias de suas comunidades, nos mais diversos pontos do Piauí.

Percebendo a necessidade de criar novos espaços onde produtores e artistas pudessem exibir e discutir suas produções a entidade realizou entre 2006 e 2008, em parceria com a Fundação Cultural do Piauí e a Rede de Pontos de Cultura do Piauí, encontros de cinema, envolvendo artistas, produtores e comunidade. A participação dos produtores e artistas ligados a Pontos de Cultura e projetos sociais que trabalham com audiovisual foi de grande importância para continuidade do evento, tornando essa participação a característica principal do evento.

  •    Av. PI 05, 2747 Bairro Santa Rita  

    (89) 99419 1989  (89) 99984 5455

  • Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões - © 2010 / 2017 - All rights.